Passaporte Europeu, descubra o poder que ele tem!

1468712_640695325974362_689220355_n

Uhul, vamos viajar, calma!!! Temos que tirar o visto, isso é um pouco burocrático, mas… E quando se tem o passaporte europeu, como funcionam as coisas?

Muitas pessoas hoje em dia poderiam tirar o passaporte europeu, porém, muitos não dão muito importância, ou as vezes nem sabem se tem o direito de ter a dupla cidadania, infelizmente não são todos que podem ter esse documento que faz toda a diferença!

Confira quem pode ter o passaporte europeu, os passos para Obtê-lo, e suas vantagens:

Quem pode ter o passaporte europeu?

Possuem o direito à cidadania italiana todos os descendentes de italianos sem limite de gerações se a linha de descendência é sempre paterna.

Ou seja, por exemplo se seu trisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil onde nasceu seu bisavô, depois avô, pai e você então o direito está garantido.

Veja que o direito à cidadania italiana sempre se transmite sem problemas para os filhos do sexo masculino, não importando o número de gerações que tenha passado.

Mas e no caso de existirem mulheres na linha de descendência, como fica o direito à cidadania italiana?

Direito a cidadania italiana por linha materna funciona da seguinte maneira, Quando a descendência italiana passa pela linha materna o direito à dupla cidadania italiana precisa ser analisado com mais cuidado: somente filhos de “mulheres italianas” nascidos após 01 de janeiro de 1948 possuem o direito à dupla cidadania italiana.

Com o termo “mulheres italianas”, se faz referimento seja a italianas pelo fato de terem nascido em solo italiano (jus solis) seja pelo fato de serem descendentes de italianos e possuírem o direito à cidadania (jus
sanguinis).

O mais importante é entender que a linha de descendência se interrompe com a mulher se esta teve filhos que nasceram antes de 1948.

Por exemplo se foi seu bisavô que veio da Itália e depois no Brasil nasceu a sua avó então ela poderá transmitir o direito para os descendentes somente se eles nasceram depois de 01 de janeiro de 1948, data em que entrou em vigor a Constituição Italiania que reconheceu também às mulheres o direito a transmitir a cidadania italiana para seus descendentes.

Podemos ver um exemplo nessa foto a seguir:

Descubra se tem direito a cidadania italiana por linha materna

Descubra se tem direito a cidadania italiana por linha materna

O que é necessário para tirar o passaporte?

Como existem muitas etapas, e existem diferenças de acordo com os países, você pode entrar em contato com os Gringos Brasileiros pelo endereço de e-mail: gringosbrasileiros@outlook.com, que passaremos um manual com todos os passos para obter a cidadania italiana.

Agora as vantagens de se ter um passaporte europeu

:

  • você não precisa tirar visto para nenhum país da União Européia, entre outros países, no qual está o tão querido Estados Unidos ( Precisa apenas de uma autorização prévia eletrônica para entrar no país, o que demora no máximo quatro dias).
  • Com relação a emprego, o mercado de trabalho para o cidadão europeu é bem mais amplo.
  • Você sendo europeu, você pode se aposentar pela Europa, e ganhar em euros.
  • Poderá viajar para qualquer país dentro da Europa, apenas apresente seu passaporte e pronto;
  • Quem tem um passaporte italiano e está na faixa de 18 a 30 anos poderá solicitar o Working Holiday Visa para a Austrália, no qual permite a pessoa trabalhar legalmente por tempo integral.

Colabore com a qualidade do nosso conteúdo, comunicando erros em: gringosbrasileiros@outlook.com

Fonte: Torne-se um cidadão europeu – Autor Giuseppe Buonagente


Por Felipe Vasconcelos Lovison 11/02/2014

Anúncios

4 comentários sobre “Passaporte Europeu, descubra o poder que ele tem!

  1. Tassiana disse:

    Olá, será que vocês podem tirar a minha duvida?Se os paises da UE pedem alguma validade mínima do passaporte Italiano. Por exemplo, meu passaporte italiano vence em dezembro de 2015, e gostaria de viajar pra Europa agora em julho, é possível?
    Obrigada!!

    • lovison disse:

      Obrigado pelo comentário Tassiana, desde 2013 a regra é o seguinte: Seu passaporte deve ter pelo menos 3 meses de validade a partir da data de retorno ao Brasil.

      Ou seja, se você foi em Julho e for passar 1 mês na Europa, seu passaporte tem que ter pelo menos 4 meses de validade!

      Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo nosso email: gringosbrasileiros@hotmail.com

      Muito obrigado pelo comentário, e continue nos acompanhando!

  2. Genilson Andrade disse:

    Bom dia!!! E a criança nascida na Italia em 1998, viveu na Italia ate o ani de 2007, fulha de pais brasileiros. Apos o ano de 2007 foi Para o Brasil e lá viveu e vive ate agora. Ela ao comoletar 18 anos pode requerer cidanaia Italiana? Obrigado Genilson

    • lovison disse:

      Infelizmente não, pois a itália segue a regra “jus sanguinis”, ao nascer a criança deverá procurar o consulado brasileiro para fazer o registro provisório. Ao completar 18 anos, e vivendo os 18 anos na Itália, então a pessoa pode dar entrada para a naturalização italiana. Ou seja, ela deveria ter vivido na Itália até os 18 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s