Viaje, mas se prepare para evitar o choque cultural.

a

Hoje em dia é fundamental o estudo em um país de língua inglesa, porém nem sempre é fácil essa adaptação, e por isso seu psicológico tem que estar em dia para conseguir superar as adversidades que surgirão no dia a dia de seus estudos.

Choque cultural pode gerar sintomas como: frustração e extremo cansaço. Por isso vamos apresentar algumas dicas especiais para você lidar com choque cultural e saudades de casa que possam ocorrer apenas em vez em quando!

Melhore suas habilidades linguísticas – Este é um dos maiores desafios e frustrações que os estudantes enfrentam, pois estão em um lugar que a língua falada não é a sua de origem.

Comunicação verbal é essencial – Muitas pessoas se sentem inferior, pois não conseguem se comunicar ou se expressar da forma que gostariam, ou não conseguem se expressar de forma alguma. Por isso, é aconselhável que haja uma preparação. Procure ler livros de aprendizado na sua própria língua, para que haja uma familiarização com o estilo de linguagem utilizada.

Comunicação virtual – Procure utilizar ao máximo redes sociais como facebook e twitter mantendo contato com a família e amigos do seu país, criando assim um clima para que você possa se sentir em casa.

Adquira uma câmera para seu computador caso seu laptop não tenha câmera e instale Skype (ligações gratuitas) – Conversar com os parentes e amigos com imagem ajuda a matar a saudade.

Aprenda a tomar conta de si próprio – Morando sozinho você terá muitas tarefas novas que vão desde o simples como fazer sua comida, limpar a casa, até tarefas mais “difíceis” como trocar uma lâmpada e arrumar algo quebrado.

Procure fazer atividades que você praticava em seu próprio país – Isso vai te ajudar a reduzir o sentimento de saudade e contribuirá para a sua estabilidade psicológica e emocional.

Instale um aplicativo conversor de moeda em seu telefone – Controlar seu orçamento e saber quanto você está pagando por bens pode ser complicado. Isso irá facilitar sua vida garantindo que você irá manter seus gastos dentro do orçamento anteriormente planejado.

Transporte público pode se tornar bastante confuso e estressante em um país desconhecido – Procure através de informações na internet e conhecer os meios de transporte e não ter problemas na hora de utiliza-los.

Esteja preparado para um clima diferente – Dependendo do país de destino, você poderá estar experimentando um clima completamente diferente do que você esteja acostumado. Certifique-se de pesquisar sobre o tempo e clima, assim você estará preparado e evitará um choque para seu sistema corporal.

Seguindo estas dicas será mais fácil para você se adaptar a novos locais e não ter problemas!

Fonte: DpB

Colabore com a qualidade do nosso conteúdo, comunicando erros em: gringosbrasileiros@outlook.com


Por Sâmiel Lina 18/02/2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s