Howth – Explorando a Ilha Esmeralda

Se você está morando em Dublin e ainda não visitou Howth, está perdendo tempo! Sim, pois trata-se de um lugar maravilhoso, com ótima comida típica, belas paisagens e, o melhor, cabe tranquilamente em nosso pequeno bolso de intercambista.

Howth é um vilarejo portuário no condado de Dublin e fica a 15km da capital irlandesa. Famosa principalmente pela pesca e por suas trilhas, a vila possui uma variedade de comidas típicas, especialmente pescados, e nos proporciona vistas de tirar o fôlego!

Neste post contarei um pouquinho de como foi a minha experiência em Howth e darei algumas dicas para que aproveitem ao máximo o passeio.

tehowthlighthouse1

Howth

Chegar em Howth é super simples. Você terá duas opções: ônibus (Dublin Bus) ou trêm (DART). Os preços são praticamente o mesmo, em torno de cinco euros (ida e volta). A vantagem do DART é que a viagem é um pouco mais rápida, porém, no ônibus, você poderá apreciar algumas lindas paisagens durante a viagem. Outra diferença entre as duas opções é que, indo de DART, você descerá na última estação, que dará no porto de Howth, onde estão os famosos restaurantes da vila e o início da trilha. De ônibus, você terá a opção de descer no próprio porto ou no ponto final (Howth Summit), que fica no topo de Howth. Assim, você poderá voltar até o porto por uma das trilhas entre os cliffs.

Optando pelo DART, você embarcará na Tara Station, no centro de Dublin, e descerá na última estação. Já de ônibus, você pegará o Bus 31, que parte da Abbey Street, também no centro, e poderá desembarcar no porto de Howth ou no ponto final. O trajeto dura em torno de 25 minutos de ônibus.

Quando fui, optei pelo ônibus. Desci em Howth Summit, andei mais ou menos 5 minutos e lá estava eu, boquiaberto com a vista do pico da vila. It’s amazing!

Após contemplar durante alguns minutos o paraíso que estava em minha volta, entrei em uma das trilhas e parti em direção ao porto. Ao todo, são quatro trilhas: roxa, vermelha, azul e verde. Além das cores, são diferentes entre si pela distância/dificuldade do percurso. A trilha roxa é a mais longa (aprox. 10km) e a que possui o maior grau de dificuldade devido a subidas e descidas mais extensas. Já a verde, é a trilha mais curta (aprox. 6km) e com o percurso mais fácil em relação as outras. As trilhas são sinalizadas com placas indicativas durante todo o percurso. As placas contêm setas com as respectivas cores de cada trilha indicando a direção correta. Existem também algumas placas de alerta de perigo nos penhascos. É sempre bom ficar atento onde pisa e não chegar tão perto das pontas. Independentemente do caminho que você escolha, você irá se aventurar por entre os cliffs, apreciar o infinito mar azul, as pedras, as flores, a natureza e, claro, tirar muitas fotos!

É aconselhável que vá com roupas simples, um tênis confortável e que não se importe em sujá-los, pois, lama, barro, areia e mato farão parte intensamente do seu passeio.

IMG_0813IMG_0788

IMG_20150102_124525700

Placa de perigo nos penhascos.

IMG_20150102_130714871_HDR

Placas indicando a direção das trilhas.

IMG_20150102_142602831_HDR IMG_20150102_142811521_HDR

Chegando ao porto, já no fim da tarde, depois de algumas horas de caminhada por entre as trilhas, nada como terminar o passeio com uma bela refeição. Apesar de Howth ter ótimas opções de restaurantes especializados em frutos do mar, minha namorada e eu optamos apenas por um modesto e tradicionalíssimo “Fish and Chips” em um Take Away e ficamos super satisfeitos. Cada um custou em torno de 9 euros, mas vale a pena experimentá-los. A parte não tão boa foi que não comemos sozinhos, pois fomos praticamente obrigados ficar jogando pedacinhos de peixe para gaivotas “pidonas” que ficam circulando no local. Bom, fora isso, comemos tranquilamente, sentados em um dos bancos de frente para a baía e admirando um inesquecível pôr do sol para encerrar o passeio.

IMG_1077

Famoso Fish and Chips.

IMG_20150102_155726276_HDR

Fim de tarde com um belo pôr do sol.

IMG_20150102_151430828_HDR

Porto de Howth.

IMG_1072 IMG_1112

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s