A experiência de voar KLM

Olá Pessoal!

Uma das primeiras emoções que passamos quando vamos viajar é… entrar no avião! Todo mundo se preocupa em viajar confortavelmente e em uma companhia de qualidade, ainda mais quando falamos de um voo tão longo como os que saem do Brasil para a Europa. Então, apresento a vocês minha experiência com a KLM no voo de São Paulo a Amsterdam, onde fiz conexão para minha chegada em Dublin, na Irlanda!
29804_fullimage_klmairplane_560x350

Já havia viajado com a Air France, e como as duas são empresas parceiras, imaginei que o serviço fosse igual… Engano meu: as duas tem muitas diferenças e inevitavelmente  acabei comparando em alguns aspectos.

O avião (Boeing 777-300ER) é lindo e moderno, enorme, dividido entre a primeira classe, classe executiva, classe econômica confort (quando você paga um pouquinho a mais para uma cadeira mais confortável) e a classe econômica, que claro, foi onde eu viajei! =D As cadeiras são divididas em fileiras de 3, 4 e 3 lugares.

interior-econom-class-b777-300er-sitzreihen.cr3727x2480-0x0.800x

Ao entrar no avião, tivemos um problema com a bagagem de mão, os bagageiros já estavam todos cheios e tivemos que voar com as mochilas no chão, entre as pernas, muito desconfortável, mas isso não é culpa da KLM  sim do pessoal que quer levar a casa no avião! Hehehe. Mas achei o assento bem confortável! Consegui dormir bem, mesmo sentada no assento do meio, coisa que foi impossível para mim na minha primeira viagem de avião.

Entretenimento: A KLM dispõe de um monitor cheio de opções, tem filmes, música, jogos, muitas informações sobre a empresa e o aeroporto (sobre como fazer transferência de voos e desembarque, que achei muito útil) e o Flight Planner, que te permite acompanhar onde o avião está sobrevoando (adoro esse!).

Porém achei a opção de filmes pobre, a KLM oferece filmes muito novos (como Lucy e Malévola que estavam nos cinemas em 2014), ou filmes muito antigos, como Casablanca. Fora os filmes holandeses ou aqueles árabes, japoneses e em outros idiomas que não entendemos nem por dedução.Mas tem muitas opções para crianças!

A parte musical também deixou um pouquinho a desejar, são pouquíssimos CDs, o que salva são as rádios, voei ouvindo uma excelente rádio de classic rock que tinha absolutamente todas as músicas que eu gostava, porém, ela não era infinita e eu ouvi a mesma seleção umas quatro vezes, mas ok, eram boas!

Os jogos são demais! Tem várias opções de jogos de puzzle e aventura e até opção multiplayer! O controle também é muito fácil de usar e divertido.

Alimentação e serviço de bordo: Nosso voo saiu às 21h10 (21h40 na verdade, pois deu uma atrasadinha)nos foi servido um pacote de amendoim (de praxe) e bebidas, a KLM oferece refrigerantes, água, sucos, cerveja e vinho (esses dois últimos não ficam expostos, mas peça sem vergonha!) e você pode pedir mais de uma bebida se quiser.

O jantar foi servido por volta das 23h30, e podíamos escolher entre a opção vegetariana ou com carne, escolhemos a “carnívora” que era composta de carne cozida com farofa (nunca será igual a do Brasil!), salada de macarrão, pão, cream cracker e um docinho com doce de leite (que tinha gosto de canela). A carne estava super, ultra, mega, uper salgada, uma pena pois devia ser deliciosa sem o sal todo. A opção vegetariana tinha brócolis com purê de batatas no lugar da carne, bateu um arrependimento.

IMG_1418

Por volta da 01h30 (horário de Brasília ainda), as luzes finalmente se apagaram para dormirmos, voltando a acender aproximadamente às 09h30 do horário de Amsterdam (06h30 no Brasil), hora do café da manhã!

Veio composto de pão, um omelete com molho de tomate (???), salada de frutas e um bolinho (que também tinha gosto de canela =( ).

IMG_1061

Geralmente, nos aviões em que andei, a tripulação pede para que alinhemos nossos assentos na hora de comer, a KLM não fez este alerta nenhuma vez, então o rapaz no assento da frente comia com a cadeira inclinada, o que deixava minha bandeja muito, muito baixa.

Notei que a equipe da KLM não tem muitos funcionários falando português, na verdade fomos cumprimentados em português ao entrar no avião e só, as refeições foram servidas por funcionários holandeses que falavam inglês. Os anúncios do piloto eram sempre em holandês e inglês. Na Air France, o piloto anunciava em português também e tinham muitos brasileiros na equipe de bordo.

O que me surpreendeu muito foi a velocidade do avião, passamos pela Bahia no mesmo tempo em que um voo nacional leva para sair de São Paulo e chegar a Minas, saímos atrasados e chegamos antes do horário previsto, o que foi fundamental para fazermos nossa conexão com tranquilidade, além disso, antes do avião pousar, os monitores já informavam para que portão teríamos que ir de acordo com nossa conexão e como chegar até o novo portão de embarque, muito bom! Parabéns KLM!

IMG_1071

A KLM manda bem: No equipamento! Baita avião bom, moderno e rápido!

A KLM manda mal: Nas opções de entretenimento, o voo é muito longo e é complicado “caçar” algo para fazer nas poucas opções deles.

Mas o voo em geral foi bem tranquilo, e a KLM ainda continua sendo uma das opções com os melhores valores para ir à Europa com poucas escalas, paguei USD 1200 na minha tarifa de estudante que me permite fazer uma remarcação gratuita da volta, recomendado!

Logo mais, falo das minhas impressões sobre o aeroporto de Schipol na Holanda e o voo da Aer Lingus que me levou de Amsterdam a Dublin! See you, folks!

Anúncios

Um comentário sobre “A experiência de voar KLM

  1. charlesferrari disse:

    Oi:)

    Muito obrigado pelo artigo e pela comparação com a Air France, estou justamente em duvida entre as duas hehehe

    Na KLM rola aquela mascara para dormir , cobertor, travesseiro e etc?

    Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s