Patrimônios Culturais

Trinity College

Uma das maiores universidades aqui da Irlanda é a Trinity College, e a mais antiga, fundada em 1592. É também onde está uma das maiores bibliotecas, a Old Library, na qual foram gravadas cenas dos filmes de Harry Potter. Estou louco pra entrar nela, mas precisa pagar, então vai ficar mais pra frente (rsrs). O lugar realmente é enorme, vários prédios bem antigos, porém super conservados, dando aquele ar de… (me faltou a palavra, imagine você pelas fotos).

me front Trinity        inside college

Foi aqui que eu fiz o meu student leap, uma carteirinha de estudante que serve como comprovação para me identificar como tal e também conseguir descontos e vantagens em diversos lugares. Entre os descontos inclui passagens de ônibus, LUAS, entradas para inúmeros lugares, refeições, Mc Donald’s (em breve farei um texto falando só sobre os fast foods daqui), entre outros. Estudante sofre, mas também tem seus privilégios…

student leap        me and the ball

Dublin Central Library

A Dublin Central Library é uma das bibliotecas que existem aqui na cidade, um dos lugares que irei frequentar mais, quem me conhece sabe. Ela fica dentro de um shopping, olha que ironia. Mas esta é apenas uma, em Dublin há mais de 20 bibliotecas, e elas possuem parceria com a UNESCO. No primeiro dia que fui ali já fiz minha carteirinha, não perco tempo mesmo. Com esse documento posso fazer um curso de inglês online e também pegar livros e DVDs emprestados, podendo retirar 12 itens de uma vez e ficar 3 semanas com eles (apenas os DVDs devem ser devolvidos em uma semana). Porém, se não houver reserva, podem ser renovados, assim como nas bibliotecas brasileiras. Existe uma parte da biblioteca separada só para crianças (foto abaixo). Outra diferença positiva é que aqui as pessoas respeitam o silêncio de verdade.

Library card        children's library

A única diferença negativa que eu notei é que os bibliotecários não costumam ajudar a procurar os livros que você quer (acho que fizeram exceção pra mim porque era meu primeiro dia ou porque tinham ido muito com a minha cara). Mas há um computador para ajudar a localizar o item e ver se ele está disponível ou se foi emprestado. Caso o livro que você queira tenha em uma das outras bibliotecas, pode-se solicitar que tragam até você. A taxa é 50 cents, acho que vale a pena, se a outra biblioteca for longe.  A carteirinha ainda permite que você acesse a internet num dos computadores da biblioteca por 55 minutos. É pouco, mas você pode levar seu laptop, ali tem Wifi gratuito com excelente conexão e várias tomadas, caso esteja com pouca ou sem bateria.

library tomadas  library cds

A biblioteca é bem completa, um acervo gigantesco de livros, alguns até em outros idiomas, jornais, revistas, CDs, DVDs, etc. Definitivamente um dos lugares que irei com mais frequência!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s