Palermo: apresentando um pouco da comida local

No segundo texto sobre a Itália vou falar um pouco sobre as comidas típicas que me chamaram atenção por aqui nessas primeiras semanas. Entre elas, alguns clichês confirmados sobre a culinária italiana e novas descobertas também.

Gelato_1

pasta

Pasta with tomato sauce and parmesan

Primeiramente, o que falar da comida? Todos sabem que aqui é a terra da massa, da pizza, do sorvete, etc. E realmente é tudo uma delícia, precisa haver muito cuidado pra não ficar acima do peso depois de uma temporada aqui. É possível encontrar essas comidas típicas por preços bem acessíveis. Existem lugares aqui em que é possível comer um prato de macarronada (espaguete) por 2,50 euros. Mas se quiser cozinhar em casa, no mercado também é barato. Aliás, aqui foi o primeiro lugar que vi vender pacote de macarrão de 5 kg (custa 3,30)! É como se fosse o nosso famoso arroz, não é mesmo?

5 kg

E quem não gosta de uma pizza? Bem pertinho do hostel onde moro tem um lugar que faz pizzas deliciosas na hora e custam a partir de 3 euros apenas, dependendo do sabor. Esse é o valor do tamanho normal (que não é pequeno, se duas pessoas não comem muito podem até dividir uma). O tamanho família (que é realmente enorme) custa a partir de 6 euros. Também tem um lugar que faz a oferta da pizza marguerita + batata frita + refri por 5 euros (quem já morou em Dublin sabe, estilo Star Pizza), também compensa bastante.

pizza

E o nosso grande companheiro no calor (porque aqui todo dia fazendo mais de 20 graus já é verão pra mim), nosso amado gelato! Sorvetes italianos são de fato maravilhosos, podem ser encontrados a cada esquina e nenhum decepciona. Os atendentes são bem generosos e sempre colocam muito sorvete, tudo o que couber, até quase cair!  Pode escolher se você quer na casquinha (cono) ou no copo, e até no pão (brioche). Isso mesmo, sorvete no pão e fica muito bom! Você pode escolher dois sabores e se deliciar da maneira que achar melhor. O cono custa em média 1,50 e o briche de 2 euros a 2,50.

635422179031760559_gelatobrioche

Outros dois elementos típicos para se comer são as arancines e os famosos canolli sicilianos. Arancine é tipo uma bola empanada com arroz dentro e os recheios podem ser de manteiga, presunto, carne, etc. Já os cannoli são uma massa doce frita em formato de tubo, geralmente recheado com creme, baunilha, entre outros. São bem populares, pode-se encontrá-los por 1 euro em alguns lugares.

cannolis1arancine

Anúncios

3 comentários sobre “Palermo: apresentando um pouco da comida local

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s