Principais pontos turísticos de Palermo

Hoje (Ontem) está sendo (foi) meu último dia em Palermo, então decidi fazer um texto sobre os principais pontos turísticos da cidade. É a principal cidade da ilha de Sicília, sendo a quinta maior da Itália, tendo em torno de 1 milhão de habitantes. A região já foi dominada por fenícios, gregos, romanos e diversas outras tribos. Por isso a herança histórica é vasta e a cidade é rica em cultura com belíssimas arquiteturas.

Piazza Marina: Famosa praça por ter algumas grandes e antigas árvores chamadas de figueiras-estranguladoras. Suas raízes saem dos ramos e se ancoram no chão, também podendo se apoiar em outras árvores, “estrangulando-as”. É uma forma de alusão à história, pois ali se executavam os condenados pelo Tribunal da Santa Inquisição.

marina

Piazza Politeama Garibaldi: Um teatro que foi construído no final do século XIX e que possui uma praça onde as pessoas costumam sentar e passar o tempo livre.

politeama

Teatro Massimo: Sendo um dos maiores da Europa, um majestoso e belíssimo prédio onde acontecem várias eventos, concertos, apresentações musicais, etc. Inclusive uma cena do filme “O Poderoso Chefão 3” foi gravada nas escadarias desse teatro.

massimo

Via Maqueda: Uma rua histórica, fechada para o trânsito de veículos particulares. Um lugar extremamente comercial, pode-se caminhar tranquilamente. Cheia de lojas e bares, é um outro lugar onde as pessoas gostam de passear. E ainda há vários bancos ao longo da rua para se sentar.

maqueda-

I Quattro Canti: Um cruzamento da Via Maqueda com a Via Vittorio Emanuele, muito famoso por possuir uma fonte em cada esquina, simbolizando cada rio da cidade, as quatro estações do ano, as estátuas dos monarcas que reinaram na Sicília e as santas protetoras de Palermo.

Piazza Pretoria: Bem no centro histórico e próxima às mais belas igrejas palermitanas está a Piazza Pretoria, famosa por situar a bela Fontanna della Vergogna. Ela contém esse apelido por representar a corrupção e também a nudez das estátuas.

pretoria

Catedral de Palermo: Muito bonita por fora, foi construída em 1185 a partir de uma mesquita, carregando quase mil anos de dominações em sua história.

cattedrale

Palazzo Reale/Palácio dos Normandos: É a residência real mais antiga da Europa e foi o centro do poder na Sicília por muito tempo. Atualmente sedia a Assembleia Legislativa Siciliana.

palazzo realenormandos

Catacombe dei Capuccini: É um cemitério subterrâneo junto ao convento dos Frades Capuchinhos que contém os corpos mumificados de vários palermitanos. Começaram a mumificar os corpos dos frades como uma forma de homenagem pelos religiosos. Depois disso, as famílias que quisessem mumificar seus entes queridos também poderiam, mas isso se restringia aos mais poderosos porque o processo de mumificação era caro. Hoje contém mais de 1200 múmias, todas divididas em alas (frades, homens, mulheres, virgens, crianças, profissionais). Alguns estão meio decompostos, outros são bem conservados, inclusive mantendo cabelo e roupas. É de arrepiar!

catacombi

Giardino Inglese: Foi projetado em 1851 com o propósito de se chamar Giardino Italiano. Mas devido à sua forma natural o jardim acabou ficando com um “ar mais inglês”. Pra deixar a atmosfera ainda mais charmosa, introduziram plantas exóticas de vários lugares do mundo. Um lindo lugar para se passar o fim de tarde.

giardino inglese

Praia de Mondello: Deixei por último porque esse lugar se tornou meu xodó e foi onde eu mais visitei durante minha estada de quase dois meses na Sicília. A 30 minutos de ônibus do centro do Palermo, está uma das praias italianas mais belas, Mondello. Destaque por sua água azul cristalina, sem ondas, parecendo uma piscina e com um monte de cada lado deixando a paisagem ainda melhor.

mondello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s